quinta-feira, 19 de março de 2020

DICIONÁRIO FUTEBOLÊS - GANHAR NO GRITO

Dentro do nosso querido futebol brasileiro, principalmente dentro do tradicional "quebra dedo" raiz, temos um rico vocabulário de gírias, que mudam de nome conforme a região em que são usadas. Porém sempre retratando as mesmas coisas de do nosso esporte bretão. 
Hoje trouxe uma gíria que praticamente é universal, todo mundo usa, quer ser no futebol ou até mesmo fora dele, no nosso dia a dia mesmo.

Seria uma espécie de "levar vantagem em tudo", lembram da jurássica propaganda do cigarro, lá nos anos 70?
Pois bem, influenciar decisão favorável do árbitro, com reclamações ou argumentos, em vez de simplesmente jogar bola e acatar as decisões de sua senhoria, isso no futebol se resume em que chamamos de querer ganhar no grito.
A definição parece que ficou meio vazia né, resumindo, aquele jogador que fala o jogo inteiro, com razão ou não, que literalmente quer apitar a partida, isso ai é considerado, querer ganhar no grito.

Num jogo de futebol, geralmente o gritador mor é sempre o capitão do time, no caso desse capitão ser tímido, fica com a incumbência o jogador mais caneludo, ou seja, aquele fortão que mal sabe jogar bola e que usa essa força física para bater da medalhinha para para baixo, aquele camarada que entra no jogo só para intimidar e encher o saco dos outros boleiros, um verdadeiro mala.

Da medalhinha para baixo é um termo bastante usado, principalmente pelos boleiros das antigas, para ilustrar que abaixo do pescoço, todo lugar do corpo seria alvo das pancadas do perebas caneludos de plantão. Que só não batiam acima do pescoço, local onde ficava a correntinha com a suposta medalhinha, porque do resto para baixo, o pé duro não alivia nada.

Texto: Paulo Cesar - PC

"Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, o futebol que amamos chamar de quebra dedo, arranca toco, racha canela, entre outros".