quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O NOSSO FUTEBOL DE FIM DE SEMANA E A PANDEMIA COVID-19

Já vamos para sei lá quanto tempo, perdi as contas dos dias em que entramos de quarentena do nosso futebolzinho devido a pandemia provocada por esse ainda desconhecido Coronavírus. Um verdadeiro metamorfose ambulante, que se transforma a cada chance que lhe é oferecida, retornando mais agressivo e letal ainda. Na ativa oficialmente mesmo só os serviços de saúde, com o pessoal da linha de frente e os considerados essenciais e mesmo assim com restrições, sendo aliviadas a conta gotas de acordo com o avanço da vacinação. 
E nós? 
Bom, o nosso velho e saudável futebol aos fins de semana, que tanto nos enche de alegria e disposição, infelizmente não é considerado até o momento essencial. Algo bem justo, pois num jogo de bola, por mais mono que seja, temos muito contato físico dos jogadores em busca da bola, contato este o combustível para a disseminação do vírus da COVID-19.
Resolvi escrever essa pequena resenha, pois num grupo de "zap-zap" que temos lá no Veteranos Perna de Pau, clube de futebol em que participo com treinos aos sábados á tarde, recebi essa foto ai que ilustra a postagem e confesso deu um certo "aperto" no coração, seguido de um misto de saudade, ansiedade e frustração e sei lá mais o que.

Ao ver a foto da trave, lá sozinha, em silêncio total, local onde já fiz muitos gols, bonitos diga-se de passagem, vieram à minha mente lembranças de muitos momentos felizes que aconteceram no clube. Dentre esses momentos destaco os torneios anuais, as festas, e as resenhas antes e pós treinos, enfim, que fazem muita falta  neste delicado momento. Também fazem muita falta os vários amigos e parentes perdidos ao longo desse período pandêmico, contrastando com a alegria da recuperação de outros amigos que foram atingidos mais gravemente pelo vírus.

Acredito no meu mais otimista pensamento de que estamos saindo deste interminável túnel escuro, e vendo uma fagulha de luz no seu final, que não será, se tudo der certo, a luz de um trem desgovernado vindo ao nosso encontro.
Enquanto essa esperada luz não se torna realidade, e tudo volte ao tão falado "novo normal", continuemos a tomar todos os cuidados necessários para nos mantermos vivos, e assim chegarmos juntos ao fim dessa extenuante batalha.


Paulo Cesar - PC