quarta-feira, 18 de agosto de 2021

DICIONÁRIO FUTEBOLÊS - O HUMILHANTE DRIBLE DA VACA

O nosso querido futebol é formado por jogadas espetaculares, fruto da habilidade e criatividade dos jogadores que as executam. Algumas dessas jogadas são tão marcantes que são batidas com apelidos pelos torcedores ou até mesmo pelos próprios boleiros que as inventaram, com nomes criativos e singulares, baseados em situações do cotidiano que se assemelham ao lance executado.

O drible da vaca é uma jogada no mundo do futebol que ocorre quando o jogador dribla o seu adversário, tocando a bola por um lado e passando por ele pelo outro. Assim o adversário fica sem saber, se fica atento à bola que passa por um lado, ou ao adversário que passa pelo outro. É uma jogada que caso seja executada sobre um jogador de bom nível, isso poderá o deixar meio perturbado durante o restante do jogo, pois se trata de uma humilhação para quem leva esse tipo de drible, mas caso o lance for feito sobre aquele boleiro cabeça de bagre, a vida vai seguir normalmente, pois este já estará  acostumado a ser vitima do lance.
Para realizar o drible da vaca é necessário uma certa habilidade e também velocidade do boleiro, porém como ela está aliada também à força física, qualquer pereba que corra bastante e saiba pelo menos chutar a bola e não cair, vai conseguir fazê-la até com bastante tranquilidade.

Reza a lenda que essa humilhante jogada surgiu lá na nossa querida zona rural, pois lá no sítio dos áureos tempos os campos de futebol eram, na maioria das vezes,  construídos ou improvisados à beira dos pastos ou currais das fazendas.
Em razão disso era muito comum durante os jogos os campos serem invadidos por vacas furiosas, que eram estimuladas, às vezes pela barulheira provocada pelo jogo em si ou  pelas camisas multicoloridas dos jogadores.
Quando acontecia esse tipo de invasão, os boleiros mais habilidosos ou corajosos, para não perderem a bola e também para se livrarem das vacas, que vinham em sua direção com "sangue no zóio", jogavam a bola por um lado e a pegavam do outro.
Toda vez que ocorria esse tipo de jogada, era uma festa para quem assistia, um delírio total dos torcedores, até com direito a gritinhos de olé. A partir dessa manobra dos caras, lá na zona rural das antigas, e que tinha o simples intuito de se livrar das indefesas ruminantes descontroladas, foi criado o lance que é capaz de desestabilizar um jogador durante o jogo, o humilhante drible da vaca.

Texto:
Paulo Cesar - PC

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

ACIDENTE PECULIAR DO FUTEBOL RAIZ

Quem não tirou uma lasca do dedo jogando bola num campinho não convencional, jamais terá histórias para contar sobre a beleza e simplicidade do nosso futebol raiz.


Texto:
Paulo Cesar - PC
Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aqueles que amamos chamar de arranca toco, racha canela, quebra dedo, e entre outros.