domingo, 4 de junho de 2023

DICIONÁRIO FUTEBOLÊS - O JOGADOR PLANTA

No futebol de várzea das antigas, rezava a lenda de que colocar folhas em volta da barriga, tirava aquela dorzinha que aparecia, quando corríamos além do nosso normal, no decorrer de uma acalorada partida de futebol. Aquela dorzinha chata, que mais parecia que tinha alguma coisa queimando dentro da barriga.
Essa crendice ficava mais para o pessoal da zona rural, não deixando de acontecer com alguns boleiros aqui da cidade também.
Era bem normal quando a gente ia bater uma bolinha nas antigas e dava de cara com algum jogador, geralmente "pereba", com aquele monte de folhas em volta da barriga, mais parecendo com uma árvore ambulante, do que com um jogador de bola.
Eu também sentia essa tal dor, quando me esforçava além do que podia, e em algumas vezes resolvi experimentar desse artificio, porém nunca surtiu efeito algum, pelo menos que eu tenha percebido.


Acredito que não exista mais tal procedimento por conta dos atletas nos dias de hoje, por ser um costume dos antigos, e também pelo maior acesso em terapias para sanar esse tipo de problema. Como disse, essa crendice de se usar folhas ao redor da barriga é mais uma tradição futebolística das antigas, que praticamente está extinta, salvo um ou outro que apareça por ai de vez enquanto.
Esse costume estava muito relacionado especialmente com aquele futebol rustico que era praticado na zona rural antigamente, e que praticamente também desapareceu, o qual era cheio de peculiaridades.

E ai você boleiro das antigas, já usou aquela folhinha escondidinha, que um dia um amigo lhe falou que era boa? Por vergonha ou para evitar a zuação, que é normal no mundo do futebol, a maioria dos boleiros escondia a folhinha milagrosa sob as vestes.

Texto:
Paulo Cesar - PC
minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, o futebol que amamos chamar de quebra dedo, arranca toco, entre outros.