terça-feira, 26 de setembro de 2023

A PRACINHA DA CASA DE FOGOS

Encravada num triângulo formado pelas ruas Guaianazes, Tocantins e José Mólica, e bem do ladinho de um antigo estabelecimento que comercializa fogos de artifícios, encontramos a Praça Manuel Amado, também conhecida como a Pracinha da Casa de Fogos.

No nosso contexto futebolístico aqui no blog, destaco que essa praça foi palco dos boleiros, ali nos anos 80, e também em boa parte dos anos 90. Sendo o ponto de encontro de jogadores de vários times, que se concentravam na pracinha aos domingos após o almoço para rumarem aos destinos dos jogos, queira na zona rural, como também aqui pela cidade.


Alguns anos antes, quem também se reunia para organizar uma pelada era a molecada da época, aos quais me coloco. Essas reuniões aconteciam durante a semana, após as aulas, pois ali por perto tinha um campinho. As reuniões para a formação dos times eram feitas na praça, pois assim não se perdia tempo, era chegar no campo e por a bola para rolar, sem contar que de quebra a gente curtia os fogos de artificio, que era muito comum na época. Pois o pessoal que ia comprá-los, sempre pediam uma espécie de demonstração antes adquiri-los, e isso para nós era um deleite só.

Texto:
Paulo Cesar - PC
"Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aquele que amamos chamar de quebra dedo, arranca toco, racha canela"