quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O TRADICIONAL "RUA DE CIMA" CONTRA "RUA DE BAIXO"

No tempo em que jogar bola na rua era a regra para nós, o famoso derby “time da rua de baixo” versus “time da rua de cima” acontecia quase todos os dias, e que só se encerrava quando o time do dono da bola estivesse perdendo, e ele de raiva resolvesse ir embora e levar a pelota consigo, outra possibilidade era quando o Sol partisse para iluminar o outro lado do mundo.
A definição para time da “rua de baixo” e da “rua de cima” não era a mais correta, pois as equipes na verdade eram formadas por garotos de vários lugares da cidade.
A diferença estava num suposto desnível social entre os times, o que nos rendia um tipo diferente de abordagem, pois como regra, o time da rua de cima era o que abrangia os garotos da elite, digamos assim. E restava para o time da rua de baixo os restantes, e nesse seleto resto, eu me incluo.
Outra desigualdade estava nas alcunhas, pois enquanto atendíamos por apelidos maneiros como Beronha, Pirulito, Limão, Buiu, os nossos oponentes ostentavam nomes reconhecíveis como Marcos, Renato, Reginaldo, Pedrinho, entre outros nomes chiques.

Dentro desse maravilhoso mundo paralelo chamado futebol em que vivíamos, sempre havia no "time da rua de baixo" aquele moleque maravilhoso, dono de um repertório inesgotável de dribles. Era o tipo de peladeiro que não desperdiçava a chance de aplicar um chapéu no adversário, ainda que isso custasse um perigoso contra-ataque para a equipe contraria. Isso irritava, é claro, mas encantava na mesma medida, e também nos deixava esperançosos, pois sabíamos que essa habilidade sempre nos salvava no final. 
O gingado especial de alguns jogadores "de baixo" era considerado um diferencial, e isso nos colocavam sempre como favoritos, e com isso sempre no dever de vencer as partidas, porém isso na pratica não acontecia, pois vencíamos e perdíamos quase que sempre na mesma proporção. 

Esse fato acontecia devido talvez pelo fator campo. pois em regra os jogos eram sempre disputados no campo, quero dizer, na rua do time "de cima", pois os garotos "de cima" dificilmente desciam para nos enfrentar, aqui "em baixo".
A titulo de informação para que o caríssimo leitor possa se situar no tempo e espaço dos acontecimentos, o time da "rua de cima" tinha como sede a rua Guaranis, rua do saudoso e inesquecível Supermercado Casa Moreira. O guerreiro time da "rua de baixo" tinha como sede a rua Tupiniquins, tendo como referência o movimentado, na época, Ferro Velho do Branco, ou seja, ali pela metade dos anos oitenta.

Texto:
Paulo Cesar - PC