segunda-feira, 15 de novembro de 2021

OS JOGOS INTERCLASSES

Os famosos jogos interclasses eram eventos esportivos organizados dentro do contexto escolar, pela própria escola, através de seus professores de educação física. O evento era realizado duas vezes no ano e contava com participação dos alunos dos três períodos letivo, ou seja o pessoal da manhã, o povo da tarde, e os marmanjos da noite. 

Sem sombra de dúvidas, era o evento mais esperado pelo os alunos, depois da merenda é claro, isso pelo menos no meu caso, que fase.
Naquela época em que eu fazia o antigo ginasial, o colégio no qual eu estudava não tinha quadra de esportes, por isso tínhamos que nos deslocarmos até outro colégio para fazermos as aulas de educação física, matéria essa que fazia parte da grade escolar, então não tinha jeito tinha que ir.
Por esse simples motivo, na época dos interclasses, a única modalidade que tinha disputas era o futebol de salão masculino. O resto dos alunos das outras modalidades esportivas, ficavam literalmente chupando os dedos. O que de certa forma era uma pena para os nossos amiguinhos que não eram familiarizados com a pesada bola de futebol de salão na época. Se caso a bola molhasse, ai ela virava um chumbo de pesada.

O nosso professor titular de educação física não era muito adepto da teoria da perfeita simetria, e por isso colocava a quinta série para jogar contra a oitava, ou seja, fazia um bem bolado, e colocava a molecada para jogar com os marmanjo e vice versa. Ai não dava nem graça, pois nos jogos os marmanjos do oitavo ano passavam por cima da gente feito tratores e sempre eram os campeões.
Somente em um ano quando houve a troca de professores é que foi feita essa separação entre as séries, mas depois voltou a ser tudo como dantes, e a desculpa que sempre alegavam era de que dava muito trabalho separar as séries, pior para nós.


Quando houve a separação das séries, eu cursava o sexto ano, e formamos um time bem forte e fomos campeão.
Nessa época nosso professor de Educação Física era um cabra bem fanfarrão, e como ele tinha o poder da caneta, fazia misérias, e uma de suas zuações foi colocar nomes estranhos nos times, tipo Berinjelas, Abobrinhas, Torresmos, entre outros.
O nome escolhido para nome time foi Mocotó, sinceramente não sei de onde ele tirou essa ideia, pois no nosso time a maioria dos moleques eram todos magrelos e desengonçados. Era uma coisa meio sinistra, mas a gente nem ligava, só queríamos nos divertir, e também disputar o certame de igual para igual com as séries rivais.


Texto: Paulo Cesar - PC
Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aquele que amamos chama de arranca toco, quebra dedo, racha canela, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário