sábado, 1 de agosto de 2020

DICIONÁRIO FUTEBOLÊS - A DIVERTIDA LINGUAGEM DO FUTEBOL

A bola entrou onde a coruja dorme,
na gaveta
Dos peladeiros pontuais aos profissionais, dos surrados campos de várzea aos grandes estádios, do Sul ao Norte, de mamando a caducando, todo brasileiro entende ou acha que entende um pouco de futebol.
Que o futebol é uma paixão nacional todo mundo sabe, pois a influência do velho esporte bretão é tão forte em nosso país, que ele ganhou uma linguagem própria, o chamado futebolês.
O dicionário futebolês é formado pelos termos, expressões e gírias que são usados no universo onde a “redonda” impera.
Algumas são curiosas, outras  indecifráveis e há também aquelas que são engraçadíssimas!
Lembrando que as gírias podem variar muito de acordo com a região do país onde são usadas.
Veja alguns exemplos:
Caneta= quando um jogador passa a bola por debaixo das pernas de outro jogador, e completa a jogada pegando a bola à frente.
Ficar na banheira= jogador preguiçoso que fica somente no ataque, esperando a bola chegar nele para fazer o gol. Desta forma, o jogador não volta para ajudar na marcação, prejudicando a equipe..
Cavar uma falta= simular uma situação, forçar para que o árbitro dê a falta.
Artilheiro= jogador que mais gols marca num campeonato.
Frangueiro= goleiro que toma muitos gols ou que deixa entrar uma bola fácil de agarrar.
A bola entrou onde a coruja faz o ninho= a bola entrou no ângulo.
Bicicleta= chute no ar em que o jogador, de costas para o gol, dá uma pedalada no ar e acerta a bola. 
Bandeirinha= são os dois auxiliares dentro do campo do árbitro do jogo, e que antigamente usavam bandeirinhas de cores diferentes.
No pau= expressão criada e popularizada pelo locutor Silvio Luiz, utilizada quando a bola bate na trave, lance plasticamente bonito.
Chapéu: quando um jogador chuta a bola por cima da cabeça de outro jogador, pegando-a do outro lado.
Beque de fazenda= jogador de defesa bruto, que costuma tirar a bola do atacante com uso de jogadas duras ou violentas, também chamado de açougueiro.
Catimba= atitudes que os jogadores fazem para atrasar o jogo ou deixar os adversários nervosos.
Drible da vaca ou meia lua= quando o jogador chuta a bola pelo lado do adversário, passando pelo lado contrário e pegando-a na frente.
Espalmada= quando o goleiro evita o gol, jogando a bola com as mãos pela linha de fundo.
Jogar na retranca= quando um time adota uma tática de jogo muito defensiva. Geralmente usada quando há o confronto de um time grande, com um pequeno.
Time Grande e Time Pequeno= A diferença fica por conta dos investimentos financeiros, torcida e tradição.
Firula= jogadas enfeitadas sem propósito de fazer o gol, bonitas, porém a maioria das vezes não ajuda o time.
Isolar a bola= Chutar a bola para fora do campo, bem longe do objetivo. Costumamos dizer que ganhou o leitão do jogo.

Jogador cabeça de bagre = Um mau jogador,
 que demonstra pouca inteligência em campo
Fominha= jogador que passa pouco a bola para outros jogadores e, na maioria dos lances, tenta resolver o jogo sozinho. Este tipo de jogador costuma dar muitos dribles e segurar muito tempo a bola em seus pés.
Ladrão de bola= jogador que mais toma a bola do adversário durante o jogo.
Ponte= defesa feita pelo goleiro em que ele pega uma bola que ia entrar no ângulo do gol, depois se esborracha no chão parecendo uma ponte.
Pênalti ou penalidade máxima= falta cometida dentro da área.
Prorrogação: tempo adicional para uma partida que terminou empatada. Corresponde a dois tempos de 15 minutos.
Tapete= gramado de campo com excelente qualidade.
Tabelinha= troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time, o famoso "tic-taca".
Guarda-metas= O goleiro do time.
Volante= jogador de marcação que joga da região central do campo.
Matar a jogada= cometer falta para evitar o avanço do adversário em direção ao gol.
Matar no peito= dominar a bola com a região do peito.
Jogador liso= jogador rápido que consegue passar pelos adversários sem perder a bola.
Gol olímpico= gol feito a partir da cobrança de um escanteio em que a bola entra diretamente no gol.
Cartolas= Os famosos dirigentes de futebol.
Gol do meio da rua= gol marcado a partir de um chute longo, mais ou menos entre o meio campo e a grande área, longe da trave.
Mão furada ou mão de alface= goleiro que costuma rebater muito os chutes adversários. 
Pipoqueiro= jogador que foge das jogadas mais duras para não correr o risco de contusão, também some em campo nos jogos importantes.
Jogador pé murcho ou pereba= jogador ruim, que joga mal. 


Carrinho= quando um jogador tenta tirar a bola do adversário, acertando a bola através de um escorregão.
Gol de peixinho= é um gol de cabeça, feito por um jogador que pula para cabecear uma bola a meia altura.
Jogador açougueiro= jogador que utiliza de jogadas violentas. 
Bola venenosa ou bola com veneno= bola chutada com efeito que leva muita dificuldade para o goleiro.
Camisa doze= termo usado para fazer referência à torcida de um time. 
Fazer cera= demorar na reposição de bola para tirar proveito do gasto do tempo.
Chocolate= quando um time ganha de outro com grande diferença de gols (goleada). 
Manja rola= Aquele jogador que fica olhando outros jogadores quando vão urinar ou trocar de roupa.
Ferrolho= retranca, time extremamente defensivo. Exemplo: O técnico armou o time para jogar no esquema tático do ferrolho.
Gol relâmpago= gol marcado nos primeiros segundos do jogo. 
Bate-bola= partida de futebol amistosa (às vezes com número reduzido de jogadores) ou um aquecimento com bola antes do jogo.
Tapetão= jogo disputado na justiça desportiva.
- VAR (Video Assistant Referee) = é um sistema auxiliar da arbitragem de campo, que existe durante as partidas de futebol. Neste sistema alguns árbitros acompanham a partida por câmeras de vídeo e auxiliam o árbitro em lances duvidosos.
- Cavalo paraguaio= expressão usada no Brasil para referir-se a um time que começa um campeonato (após alguns jogos) em primeiro lugar, porém acaba o torneio nas últimas colocações.
Marta Rocha = Jogador bonito (alusão à Miss Brasil de 1955)
Japonês = jogador ruim de bola
Arquibaldo = torcedor que fica na arquibancada
Geraldino= torcedor que frequenta as gerais do estádio
Dar uma tijolada = dar um chute forte
Gol de placa = gol feito após uma jogada sensacional
Véu de noiva = a rede

Texto:
Paulo Cesar - PC


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