quinta-feira, 20 de outubro de 2022

SÂO MARTINHO FUTEBOL CLUBE

Igreja Bairro São Martinho

Ao longo do tempo o São Martinho sempre foi um bairro muito movimentado, os famosos bailes em seu imponente salão na época, com a animação do saudoso Zezinho Miquelim e seu conjunto e depois pelo seu sucessor Chicão e seu conjunto, pelas personalidades de alto poder político e econômico que lá residiam e movimentavam o bairro, como o saudoso vereador Romão Lopes, que dá nome à vicinal que liga Tupã ao Bairro São Martinho, as marcantes celebrações religiosas realizadas em sua belíssima igreja, e principalmente pelos jogos de futebol aos domingos à tarde, os quais arrastavam uma multidão de torcedores apaixonados à beirada do campo, para assistirem ao bom time de futebol do São Martinho, que simplesmente desfilava dentro das quatro linhas, o time era bom mesmo, dava gosto assistir.

Campo de futebol nos dias atuais

Tinha um primo, o Zé do Fole que jogava no time do São Martinho nessa época, e eu sempre o acompanhava. Aproveitando o prestígio que o Zé tinha com o pessoal lá do bairro, fui logo tratando de arrumar um lugarzinho para bater uma bolinha também.

Como ainda era muito novo, comecei jogando no time da molecada do São Martinho, que tinha a direção do Seu Chico, e faziam os jogos amistosos pelas manhãs de domingo. Joguei bastante tempo por lá, mas resolveram dar uma parada com a molecada, então após isso comecei a jogar aqui pelos times da cidade.

Depois de um certo tempo o time de aspirantes do São Martinho começou a ser comandado pelo amigo Renato Ferreira, que me convidou para jogar no meio-campo do time dele. Aceitei sem frescura, pois Renato era um grande amigo, e eu adorava o bairro.
No time de aspirantes fiz inúmeros jogos, sendo eles amistosos, torneios e até um campeonato rural que teve na ocasião, organizado pela Liga Municipal Tupãense de Futebol.

Acesso o bairro

Nos jogos dentro do São Martinho era difícil o adversário levar a melhor, pois além de enfrentar uma boa equipe dentro de campo, tinha a difícil missão de controlar os nervos com as provocações dos inflamados torcedores na beirada do campo, sem contar também que na dúvida, o juizão sempre vai dar para o time da casa.
O São Martinho tinha um belo campo de futebol, mas com o asfaltamento da vicinal que liga Tupã a Queiroz, foi preciso fazer um desvio na estrada, e com isso acabou levando um pedaço do campo e com isso um pouco da sua beleza.
Depois desse corte que tiveram que fazer, o campo ficou muito diferente, digamos estranho, porém o glamour de se jogar pelo bairro não se perdeu.
O que infelizmente se perdeu ao  longo do tempo foi a tradição dos acalorado jogos de futebol nas tardes de domingo no sítio. Dificilmente nos dias de hoje conseguimos encontrar algum time de futebol da zona rural em atividade, nem mesmos os belos campos de futebol de outrora existem mais.

 

Texto: Paulo Cesar – PC


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário