quarta-feira, 12 de outubro de 2022

ESPORTE CLUBE BAIRRO SÃO BENTO

Distante uns doze quilômetros da cidade de Tupã, e ainda no momento em que eu rabiscava essa resenha, sendo acessado por estrada de terra, encontramos o Bairro São Bento.
Bairro este que fica incrustrado por densa vegetação, dentre elas, grandes moitas de bambus, eucaliptos e antigas arvores de porte elevados, em uma das muitas curvas existente na estrada rural que liga o Bairro Três Vendas ao Bairro Toledo, um pouco para frente da divisa entre Tupã e Arco-Íris. 

Outrora foi um importante bairro no quesito jogos de futebol no sítio aos domingos à tarde, festas, bailes, entre outros eventos. 
O Bairro São Bento até a metade dos anos noventa, fazia parte da área político administrativa de Tupã, porém com a emancipação do então distrito de Arco-Íris, passou a pertencer ao município vizinho recém criado.


Eu participei de muitos jogos e torneios no bairro São Bento, porém sempre jogando contra a equipe do bairro, não tive a oportunidade de jogar em favor dos caras nenhuma vez. Apesar de nunca ter a oportunidade de vestir a camisa do time local, eu gostava muito de bater uma bolinha por lá, pois além do campo de futebol ser impecável na época, achava o bairro muito bonito esteticamente devido ao paredão de arvores que o cercava, e também com um charme peculiar, pois a estrada cortava o bairro ao meio, ou seja, de uma lado da rua ficava o campo de futebol, e do outro os vestiários, o salão de festas e a pracinha onde o pessoal ficava assistindo aos jogos. Aquela movimentação de pessoas de um lado para o outro que era o diferencial do bairro.

Apesar da temperatura dentro do campo ser alta durante as disputas, não me recordo de nenhum incidente de mais relevância dentro ou fora de campo, nas vezes que atuei por lá. Apenas algumas jogadas um pouco mais disputadas do que o normal, aqueles empurrõezinhos espertos para provocar o boleiro que sai da casinha om facilidade. Até a apaixonada torcida do bairro não pressionava tanto, a grande maioria estava lá apenas para assistir ao jogo. Os mais exaltados faziam um certo barulho, porém como ficavam afastados do campo devido a estrada que cortava o bairro ao meio, esse barulho em certas partes do campo nem chegava.

Como aconteceu com todos os bairros da região, por lá também acredito não ter um time de futebol oficial para movimentar as tardes de domingo, nos dias de hoje. Porém ao contrário de outros bairros, como o campo ainda continua preservado, credito que o pessoal ainda bata uma bolinha sem compromisso por lá, nos finais de semana.

Abaixo algumas fotos atuais desse importante e bonito bairro:


Vista geral do campo de futebol do bairro São Bento

Vista geral do bairro, salão de festa, igreja e vestiário

Igreja


Portal

Estrada que divide o bairro

Texto: Paulo Cesar - PC.
"Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aquele que amamos chamar de quebra dedo, arranca toco, entre outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário