quinta-feira, 20 de outubro de 2022

SÂO MARTINHO FUTEBOL CLUBE

Igreja Bairro São Martinho

Ao longo do tempo o São Martinho sempre foi um bairro muito movimentado, os famosos bailes em seu imponente salão na época, com a animação do saudoso Zezinho Miquelim e seu conjunto e depois pelo seu sucessor Chicão e seu conjunto, pelas personalidades de alto poder político e econômico que lá residiam e movimentavam o bairro, como o saudoso vereador Romão Lopes, que dá nome à vicinal que liga Tupã ao Bairro São Martinho, as marcantes celebrações religiosas realizadas em sua belíssima igreja, e principalmente pelos jogos de futebol aos domingos à tarde, os quais arrastavam uma multidão de torcedores apaixonados à beirada do campo, para assistirem ao bom time de futebol do São Martinho, que simplesmente desfilava dentro das quatro linhas, o time era bom mesmo, dava gosto assistir.

Campo de futebol nos dias atuais

Tinha um primo, o Zé do Fole que jogava no time do São Martinho nessa época, e eu sempre o acompanhava. Aproveitando o prestígio que o Zé tinha com o pessoal lá do bairro, fui logo tratando de arrumar um lugarzinho para bater uma bolinha também.

Como ainda era muito novo, comecei jogando no time da molecada do São Martinho, que tinha a direção do Seu Chico, e faziam os jogos amistosos pelas manhãs de domingo. Joguei bastante tempo por lá, mas resolveram dar uma parada com a molecada, então após isso comecei a jogar aqui pelos times da cidade.

Depois de um certo tempo o time de aspirantes do São Martinho começou a ser comandado pelo amigo Renato Ferreira, que me convidou para jogar no meio-campo do time dele. Aceitei sem frescura, pois Renato era um grande amigo, e eu adorava o bairro.
No time de aspirantes fiz inúmeros jogos, sendo eles amistosos, torneios e até um campeonato rural que teve na ocasião, organizado pela Liga Municipal Tupãense de Futebol.

Acesso o bairro

Nos jogos dentro do São Martinho era difícil o adversário levar a melhor, pois além de enfrentar uma boa equipe dentro de campo, tinha a difícil missão de controlar os nervos com as provocações dos inflamados torcedores na beirada do campo, sem contar também que na dúvida, o juizão sempre vai dar para o time da casa.
O São Martinho tinha um belo campo de futebol, mas com o asfaltamento da vicinal que liga Tupã a Queiroz, foi preciso fazer um desvio na estrada, e com isso acabou levando um pedaço do campo e com isso um pouco da sua beleza.
Depois desse corte que tiveram que fazer, o campo ficou muito diferente, digamos estranho, porém o glamour de se jogar pelo bairro não se perdeu.
O que infelizmente se perdeu ao  longo do tempo foi a tradição dos acalorado jogos de futebol nas tardes de domingo no sítio. Dificilmente nos dias de hoje conseguimos encontrar algum time de futebol da zona rural em atividade, nem mesmos os belos campos de futebol de outrora existem mais.

 

Texto: Paulo Cesar – PC


 

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

COMO APLICAR UM CHAPEUZINHO

Estou compartilhando este interessante tutorial sobre algumas jogadas de futebol que achei navegando por páginas da internet. Claro que você não vai aprender só vendo e lendo as dicas, pois futebol é algo para se aprender dentro das quatro linhas, praticando. De certa forma já é um começo, bora lá tentar pelo menos entender como funciona o negócio chamado bola.
A dica de hoje é de como aplicar um chapeuzinho no pereba adversário.

Texto:
Paulo Cesar - PC
Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aquele que amos chamar de Quebra dedo, racha canela, arranca toco, entre outros.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

ESPORTE CLUBE BAIRRO SÃO BENTO

Distante uns doze quilômetros da cidade de Tupã, e ainda no momento em que eu rabiscava essa resenha, sendo acessado por estrada de terra, encontramos o Bairro São Bento.
Bairro este que fica incrustrado por densa vegetação, dentre elas, grandes moitas de bambus, eucaliptos e antigas arvores de porte elevados, em uma das muitas curvas existente na estrada rural que liga o Bairro Três Vendas ao Bairro Toledo, um pouco para frente da divisa entre Tupã e Arco-Íris. 

Outrora foi um importante bairro no quesito jogos de futebol no sítio aos domingos à tarde, festas, bailes, entre outros eventos. 
O Bairro São Bento até a metade dos anos noventa, fazia parte da área político administrativa de Tupã, porém com a emancipação do então distrito de Arco-Íris, passou a pertencer ao município vizinho recém criado.


Eu participei de muitos jogos e torneios no bairro São Bento, porém sempre jogando contra a equipe do bairro, não tive a oportunidade de jogar em favor dos caras nenhuma vez. Apesar de nunca ter a oportunidade de vestir a camisa do time local, eu gostava muito de bater uma bolinha por lá, pois além do campo de futebol ser impecável na época, achava o bairro muito bonito esteticamente devido ao paredão de arvores que o cercava, e também com um charme peculiar, pois a estrada cortava o bairro ao meio, ou seja, de uma lado da rua ficava o campo de futebol, e do outro os vestiários, o salão de festas e a pracinha onde o pessoal ficava assistindo aos jogos. Aquela movimentação de pessoas de um lado para o outro que era o diferencial do bairro.

Apesar da temperatura dentro do campo ser alta durante as disputas, não me recordo de nenhum incidente de mais relevância dentro ou fora de campo, nas vezes que atuei por lá. Apenas algumas jogadas um pouco mais disputadas do que o normal, aqueles empurrõezinhos espertos para provocar o boleiro que sai da casinha om facilidade. Até a apaixonada torcida do bairro não pressionava tanto, a grande maioria estava lá apenas para assistir ao jogo. Os mais exaltados faziam um certo barulho, porém como ficavam afastados do campo devido a estrada que cortava o bairro ao meio, esse barulho em certas partes do campo nem chegava.

Como aconteceu com todos os bairros da região, por lá também acredito não ter um time de futebol oficial para movimentar as tardes de domingo, nos dias de hoje. Porém ao contrário de outros bairros, como o campo ainda continua preservado, credito que o pessoal ainda bata uma bolinha sem compromisso por lá, nos finais de semana.

Abaixo algumas fotos atuais desse importante e bonito bairro:


Vista geral do campo de futebol do bairro São Bento

Vista geral do bairro, salão de festa, igreja e vestiário

Igreja


Portal

Estrada que divide o bairro

Texto: Paulo Cesar - PC.
"Minhas divertidas aventuras pelo mundo do futebol de várzea, aquele que amamos chamar de quebra dedo, arranca toco, entre outros".