segunda-feira, 27 de setembro de 2021

DICIONÁRIO FUTEBOLÊS - O GOL OLÍMPICO

O gol olímpico no futebol acontece quando um jogador acerta uma cobrança de escanteio diretamente no gol, sem que haja nenhum tipo de interferência para que esse gol aconteça, sendo uma jogada plasticamente bonita.
O gol olímpico é uma jogada legal, sendo válido o gol marcado direto da cobrança do escanteio, mas é uma missão difícil para o boleiro, dados os ângulos envolvidos, e sem falar na quantidade de jogadores no meio do caminho.

Para marcar a partir de um tiro de canto, o jogador deve aplicar um efeito suficiente à bola de forma a desviá-la da linha de fundo e voltar para a rede, para isso o boleiro precisa ter um pouco de intimidade com a bola, como podemos ver na imagem. Apesar de ser uma jogada difícil, é perfeitamente possível para um perebão acidentalmente marcar um gol desses, alguns boleiros que tem um pouco menos de intimidade tentam propositalmente ao observar um goleiro adiantado, por exemplo.

Em 1924 o jogador argentino Cesareo Onzari marcou um gol contra o então campeão olímpico da época, a seleção do Uruguai, em um chute direto de escanteio. A partir de então, o gol ficou conhecido como "gol olímpico" por ser marcado contra a Celeste Olímpica.
Em minha longa carreira de boleiro de várzea fiz alguns golzinhos olímpicos, porém sempre em treinos, pois nunca tive coragem de arriscar durante os jogos valendo, um autêntico "Leão de Treinos". Nos treinos as reclamações são mais suaves, caso você erre, mas nos jogos valendo as broncas são mais pesadas, tanto do técnico, como dos demais.

Texto:
Paulo Cesar - PC



Nenhum comentário:

Postar um comentário